O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, se reuniu ontem, sábado, em Havana com o ex-vice-presidente venezuelano Elías Jaua, que acompanhou posteriormente até o Hotel Nacional da capital cubana, em sua primeira aparição pública em meses e após semanas de rumores sobre sua saúde.
Jaua confirmou neste domingo a reaparição de Fidel Castro em declarações a jornalistas no Hotel Nacional, onde mostrou uma fotografia do líder da revolução cubana dentro de um veículo, sorridente e com bom aspecto.
"O comandante Fidel teve a gentileza de nos receber ontem. Ficamos cinco horas conversando sobre agricultura, história, política internacional e, bom, Fidel está muito bem", manifestou Jaua.
Após o encontro, o ex-presidente cubano acompanhou Jaua ao Hotel Nacional de Havana, onde o político venezuelano mostrou à imprensa uma fotografia na qual Fidel Castro aparece dentro de um veículo com um chapéu de palha e uma camisa quadriculada.
Por sua vez, o diretor do Hotel Nacional, Antonio Martínez, que aparece na foto com Castro, comentou à imprensa que encontrou o líder cubano "muito alegre, com um sorriso permanente e falando de muitas coisas".
Martínez deu a entender que o líder aposentado passou alguns momentos com trabalhadores do Hotel Nacional com quem foi "muito carinhoso".
A reaparição de Fidel Castro, de 86 anos e afastado do poder desde 2006, acontece após semanas de fortes rumores, principalmente nas redes sociais, sobre um suposto agravamento do estado de saúde do líder da revolução cubana.
As últimas imagens do "comandante" são do fim de março, quando se reuniu com o papa Bento XVI em Havana por ocasião da visita do pontífice.
Além disso, há quatro meses não publica suas famosas "Reflexões", os artigos que começou a escrever enquanto esteve doente. EFE
arj-sam/tr
(foto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário