sábado, 28 de dezembro de 2013

Cuba afrouxa política de crédito para atrair capital privado

Agência Brasil
Da Agência Lusa

Havana – O governo de Cuba flexibilizou, com novas tarifas de empréstimos e prazos de pagamento, a política de créditos criada em 2011 para incentivar a procura de financiamentos pelo setor privado, noticiaram hoje veículos noticiosos oficiais.
Desde o início da liberalização da política de créditos, o Banco Central de Cuba concedeu mais de 218 mil créditos a particulares, mas apenas 550 a trabalhadores por conta própria, segmento alvo da medida, segundo dados do diário Juventud Rebelde.
A nova resolução publicada hoje (28) na página da internet do jornal oficial de Cuba baseia-se na necessidade de “atualizar a referida norma para incentivar a concessão de financiamento às pessoas autorizadas a exercer trabalho por conta própria e a outras formas de gestão não estatal”.
As novas regras baixam o valor mínimo de crédito para o setor não estatal, de 3 mil pesos cubanos (US$ 112) para 1 mil (US$ 37,33), e aumentam de cinco para dez anos o prazo para pagar os empréstimos.
Elas preveem também que, em alguns casos, os presidentes dos bancos tenham “excepcionalmente” a prerrogativa de autorizar créditos “de montantes inferiores e prazos superiores aos estabelecidos” pela lei. A nova lei insere-se nas reformas promovidas pelo presidente cubano, Raúl Castro, para “atualizar” o socialismo cubano e superar a crise econômica da ilha.  

Tags: alguns, casos, elas, em, os, presidentes, preveem, que, tambem

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Raúl Castro diz que aperto de mão

com Obama foi ‘normal’


  • McCain compara gesto ao encontro entre ex-premier britânico Chamberlain e Hitler
  • Cuba e EUA não têm relações diplomáticas há mais de 50 anos

Publicado:
Atualizado:


Obama e Raúl Castro apertam as mãos
Foto: AP/reprodução de TV
Obama e Raúl Castro apertam as mãos AP/reprodução de TV


RIO E JOHANNESBURGO - Enquanto o mundo procura analisar o significado do histórico aperto de mão entre o líder cubano Raúl Castro e o presidente americano, Barack Obama, o chefe de Estado da ilha caribenha foi econômico ao comentar o episódio. O encontro ocorreu durante a cerimônia em homenagem a Nelson Mandela, morto semana passada, no estádio Soccer City, em Soweto.
- Normal. Somos pessoas civilizadas. Se você ler meu discurso, obedece a isso - declarou à rádio colombiana “La FM”.
Os radialistas colombianos perguntaram a Raúl o que falou com Obama no momento do cumprimento, mas o líder cubano não respondeu. Fontes da Casa Branca disseram a diferentes veículos da imprensa americana que o aperto de mão não foi planejado e nada de importante foi conversado entre Obama e Raúl Castro durante o breve contato.
O aperto de mão irritou de forma quase instantânea a oposição republicana nos Estados Unidos, especialmente os políticos ligados à comunidade cubana no país - formada basicamente por opositores do regime castrista.
- Causa-me náuseas - disse a deputada republicana Ileana Ros-Lehtinen, que migrou de Cuba para os EUA ainda criança. - Ele (Obama) apertou a mão de um assassino, há sangue naquelas mãos.
Outro republicano de origem cubana, o senador Marco Rubio - que já aparece como possível candidato do partido à presidência em 2016 -, divulgou comunicado no qual diz que Obama deveria ter aproveitado o breve encontro com Raúl para questioná-lo sobre “as liberdades básicas que são associadas a Mandela e negadas em Cuba”. Ileana e Rubio foram eleitos pelo estado da Flórida, onde concentra-se grande parte da dissidência ao regime comunista cubano.
O senador republicano John McCain, derrotado por Obama nas eleições presidenciais de 2008, encontrou espaço para a crítica mais contundente até o momento sobre o aperto de mão.
- Neville Chamberlain cumprimentou Hitler - disse, comparando o encontro de Obama e Raúl com o do ex-premier britânico com o ditador nazista.
Na imprensa estatal cubana, o aperto de mão foi tratado como um assunto a mais. Sites como o do jornal “Granma” e o “Cubadebate“, assim como blogueiros ligados ao governo, destacaram o encontro entre Obama e Raúl, sem mencionar as tensões bilaterais. Para alguns, o “Cubadebate” chegou a celebrar o encontro por ter publicado na legenda da foto do aperto de mão: “que este gesto seja o princípio do fim da agressão dos EUA a Cuba”. No entanto, a frase foi atribuída a uma conta no Twitter que, por sua vez, não publicou a mensagem.
Em Havana, a repercussão do contato foi positiva. O porta-voz da Igreja Católica em Cuba, Orlando Márquez, afirmou que o aperto de mão é “outra razão para ser grato a Nelson Mandela”.
- É uma notícia muito boa, abre possibilidades de que as relações melhorem. Me parece muito bom - disse o oncologista José Alert, a caminho do trabalho na capital cubana.
Cuba e EUA não mantêm relações diplomáticas desde 1961, e o governo americano há décadas impõe um embargo econômico sobre a ilha. Em 2011, o embargo foi suavizado com a permissão para que americanos pudessem viajar para Cuba, mas a maioria das restrições continua em vigor.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/raul-castro-diz-que-aperto-de-mao-com-obama-foi-normal-11027315#ixzz2n6UZLEH1
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Cubadebate] Boletín de noticias del 2013-09-2 6: Sex 27/09/13 05:07

De:
Sergio Caldieri 
Resumen diario de noticias del sitio CUBADEBATE
www.cubadebate.cu

Fecha: 2013-09-26



Rayos y centellas latinoamericanos en la ONU
América Latina resplandeció en la primera jornada de la 68 Asamblea General de la ONU. Frente a un Barack Obama de retórica más altanera y belicosa mientras más cuenta se da de la irreparable decadencia del imperio estadunidense, varios líderes latinoamericanos subrayaron con sus palabras que la segunda independencia de América Latina y el Caribe ha llegado para quedarse.

Jugadores del Elche: "Nos han robado"
Aparte de la derrota en el minuto 95 y tras un penalti muy discutible en su contra, el entrenador del Elche, Fran Escribá, estaba especialmente dolido por haber sido expulsado por primera vez en sus 10 años de carrera. “Hasta ahora me habían sacado solo una amarilla y el árbitro reconoció que se había equivocado. Y hoy me expulsan”. “¿Por qué?”, le preguntaron. “Me ha parecido entender que porque le daba la gana".

Colombia: Guerrilla desea éxito a Foro sobre Drogas Ilícitas
Las Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia-Ejército del Pueblo (FARC-EP) desearon hoy en La Habana éxitos a los participantes en el Foro nacional Solución al problema de las drogas ilícitas, que sesiona en aquel país suramericano. Un comunicado de la delegación guerrillera al diálogo de paz con el Gobierno saluda a los mil 200 representantes de los sectores sociales y políticos de esa nación que de conjunto trabajan para buscar propuestas y alternativas de solución a esa problemática. 

Resolución de ONU sobre Siria es inminente, revela Moscú
La resolución del Consejo de Seguridad de la ONU sobre Siria podría estar lista en unos dos días, según afirma el vicecanciller ruso, Guennadi Gatílov. Según el diplomático ruso, las negociaciones sobre la resolución del Consejo de Seguridad de la ONU sobre las armas químicas sirias "van muy bien" por lo que el proyecto de la resolución estará listo "muy pronto". "Creo que se acordará en los próximos dos días", señaló Gatílov. 

Entregan Manos de Cristal a Fidel y Raúl
La distinción Manos de Cristal, fue concedida la víspera a Fidel Castro, líder histórico de la Revolución, y al General de Ejército Raúl Castro, Presidente de los Consejos de Estado y de Ministros, en la clausura del IV Congreso de la Asociación Nacional de Sordos de Cuba (ANSOC). Fidel y Raúl son merecedores del reconocimiento por su labor humanista y la preocupación constante por asegurar calidad de vida a las personas con discapacidad, expresó Alejandro Marzo, presidente de la ANSOC. 

Llegará esta noche a Cuba presidente de Timor-Leste
El Excelentísimo Señor Taur Matan Ruak, Presidente de la República Democrática de Timor-Leste, llegará a nuestro país en la noche de este jueves 26 de septiembre, para cumplimentar una invitación oficial. Durante su estancia, el distinguido visitante sostendrá conversaciones oficiales con el General de Ejército Raúl Castro Ruz, Presidente de los Consejos de Estado y de Ministros, y desarrollará otras actividades.

CDR estarán en Congreso desde hoy
El Octavo Congreso de los Comités de Defensa de la Revolución que comienza hoy en La Habana, pretende transformaciones inmediatas en su quehacer y estructura, según declaraciones de Carlos Rafael Miranda, Coordinador Nacional de la organización. Los reajustes en la composición de la dirigencia cederista a todos los niveles y las transformaciones en la forma de encarar tareas, acapararán la atención de los delegados desde este jueves hasta el 28 de septiembre. 

Árbitro del Elche-Madrid, a la 'nevera'
El Comité Técnico de Árbitros (CTA) ha mandado a la 'nevera' a César Muñiz Fernández, tras su polémica actuación en el partido de ayer entre el Elche y el Real Madrid, en el que el conjunto blanco se llevó los tres puntos gracias a un penalti inexistente, rebasado el tiempo de descuento, de Carlos Sánchez sobre Pepe, que transformó Cristiano en el definitivo 1-2.

La crisis llega al cine español
La facturación del cine español ha sufrido un descenso del 15% en 2012 y de un 12% en empleo, y las previsiones para 2013 son aún peores con un descenso del 20,8%. En cuanto a la recaudación en lo que va de este año, las películas españolas han sufrido un descenso de 7 millones de euros menos que en 2012 (un 20%) y 1,4 millones de espectadores menos que en el mismo periodo del año anterior.

Condenan a 50 años de cárcel a expresidente liberiano
La sala de apelación del Tribunal Especial para Sierra Leona (TESL) confirmó hoy la condena a 50 años de prisión para el expresidente de Liberia Charles Taylor, por crímenes de guerra y lesa humanidad cometidos durante la guerra civil que asoló a ese país africano (1991-2002). La pena dictada “en primera instancia es justa y razonable y se aplicará de manera inmediata”, dijo el juez George Gelaga King, de Sierra Leona, durante la lectura de la sentencia.

De Niro reemplazará al fallecido Gandolfini en miniserie
El actor Robert De Niro se hará cargo del último papel de televisión para el que había sido elegido el fallecido James Gandolfini, en la serie 'Criminal Justice', según ha confirmado el canal HBO a 'The Hollywood Reporter'. De Niro interpretará en la miniserie a un abogado de Nueva York que defiende a un asesino de niños. Gandolfini había interpretado a ese personaje en el capítulo piloto, que todavía no se ha emitido. 

Afirman que CNN tergiversó declaraciones de presidente iraní
Los medios iraníes han acusado a la cadena estadounidense CNN de tergiversar la entrevista al presidente iraní, Hasán Rohaní, en concreto sus comentarios sobre el holocausto judío, que se han divulgado por otros medios internacionales. La agencia estatal FARS ha criticado la entrevista del presidente Rohaní titulada "El nuevo presidente de Irán: 'Sí, el holocausto sucedió'", que fue publicada este miércoles en la página web de la CNN y transmitida por televisión.

"La mayoría concluirá que Magnus es favorito": Vishy Anand
El Campeón del Mundo de Ajedrez Viswanathan Anand habló con el periódico "The Indian Express" sobre el Torneo de Candidatos de Londres y el reto de tener que enfrentarse con el número uno del mundo en un duelo por el título mundial, viéndose obligado a volver a ponerse al día a la perfección con el ajedrez de la joven generación. Les ofrecemos unos extractos de la entrevista.

Julian Assange dialoga con jóvenes cubanos vía Internet
Julian Assange, fundador de Wikileaks, dialoga vía Internet con los participantes de un taller de cibrperiodismo auspiciado por el Instituto Internacional de Periodismo José Martí, en el que participan 20 jóvenes blogueros cubanos provenientes de diferentes ciudades del país. El Taller Interactivo de Jóvenes Blogueros, impartido por Pedro Miguel Arce, editorialista del diario de La Jornada, de México, sesiona desde el pasado lunes y cierra hoy con este intercambio.

Mi solidaridad con los Cinco: Julian Assange en videoconferencia con jóvenes cubanos (+ Fotos y Video)
El fundador de Wikileaks, Julian Assange, se solidarizó con la causa de los Cinco, y apareció en pantalla durante la videoconferencia La Habana-Londres con una cinta amarilla enlazada en su pecho. Assange dialogó con los participantes de un taller de ciberperiodismo auspiciado por el Instituto Internacional de Periodismo José Martí, en el que participaron jóvenes blogueros cubanos. Envió un mensaje de gran simpatía por el pueblo cubano: "Es impresionante lo que han hecho, resistir por 50 años el bloqueo de EEUU. Nosotros solo llevamos tres años de bloqueo. Es muy duro", aseguró.

César Valdés: “He sido honesto para con el arbitraje”
Sentado en el portal de su casa en Santa Clara, Luis César Valdés parece más un vikingo que un guajiro nacido en San Juan de los Yeras. Rollizo y ojiazul, colorado hasta donde se acepta la palabra colorado, da la impresión de que en cualquier momento sus ciento y tantos kilos darán cuenta del columpio y acabarán rodando por el piso. Pero eso no sucede. Por lo menos no en el transcurso de esta charla...

Antepasados del hombre presenciaron una gran explosión, dicen científicos
Los antepasados del hombre actual pudieron contemplar una extraña luz en el cielo, resultado de una violenta explosión en el agujero negro ubicado en el centro de la Vía Láctea, hace dos millones de años. Sin embargo, no pudieron conocer a que se debía, y menos aún dejar registros del fenómeno, señala un artículo divulgado en la revista NewScientist. Los autores del trabajo también consideran que el Homo erectus pudo ser testigo del estallido.

Entrevista del canal Telesur a Bashar al-Assad
El presidente Bashar al- Assad, afirmó en una entrevista con el canal Telesur de América Latina, que los sirios están ahora más aferrados que nunca a la defensa de su patria, y que los atentados terroristas lejos de llevarles a una completa desesperación, han traído resultados inversos. En la entrevista, el presidente al-Assad dijo que la mayoría de las declaraciones de los funcionarios estadounidenses no tienen ni el mínimo de credibilidad.

Metalúrgicos franceses abuchean al presidente Hollande
Cumpliendo una promesa de campaña, el presidente francés Francois Hollande se trasladó el jueves a Florange (nordeste), ciudad siderúrgica cuyos altos hornos fueron cerrados hace cincos meses, y fue recibido con abucheos por los trabajadores de la planta, que vivieron ese cierre como una "traición". En la entrada de la planta, varias decenas de asalariados de la empresa ArcelorMittal silbaron al paso del automóvil del presidente. 

Autorizan diez nuevas modalidades de trabajo por cuenta propia y reactivan licencias para otras ocho
El Ministerio de Trabajo y Seguridad Social dio a conocer este jueves en la Gaceta Oficial Extraordinaria No. 27 la Resolución No. 41 del 2013 que recoge el Reglamente del Ejercicio del Trabajo por Cuenta Propia, el cual establece los deberes y derechos de estos trabajadores, define las actividades autorizadas, entre ellas diez nuevas que se autorizan, elimina limitaciones en el otorgamiento de autorizaciones para el ejercicio de determinadas actividades y define el alcance de cada una de labores permitidas.

Exigen en ONU acciones inmediatas para desarme nuclear
Organizaciones y países de varios continentes demandaron hoy ante la Asamblea General de Naciones Unidas (AGNU) el comienzo inmediato de gestiones para lograr un mundo libre de armas nucleares. En la primera reunión de alto nivel que celebra en su historia la AGNU sobre el tema del desarme nuclear, líderes de la comunidad internacional realizaron propuestas para la eliminación de los más de 23 mil artefactos de exterminio en masa existentes en el planeta.

Maduro censura justificaciones sobre desperfecto de aeronave presidencial
El mandatario venezolano, Nicolás Maduro, criticó hoy a sectores de la prensa por justificar el desperfecto técnico en la aeronave presidencial, denunciado la víspera, y señaló que el fabricante francés Airbus ya ofreció una primera respuesta sobre el caso. "Periodistas mercenarios de la derecha justifican la falla que denuncié en el avión presidencial, mientras Airbus da una primera respuesta...", escribió en su cuenta oficial de Twitter.

En EEUU no gobierna Obama, advierte Evo en entrevista
El presidente de Bolivia, Evo Morales, concedió desde Nueva York una entrevista a Eva Golinger, presentadora del programa de RT 'Detrás de la Noticia', en la que comentó los temas a debate en la 68ª Asamblea General de la ONU. Durante su discurso en la ONU, el líder boliviano criticó la política de EE.UU. y propuso la creación de un "tribunal de los pueblos" para juzgar al mandatario estadounidense, Barack Obama, por "delitos de lesa humanidad".

Qatar: Esclavitud y muerte en aras de un Mundial
Decenas de empleados nepaleses han muerto en Qatar en las últimas semanas y miles son víctimas de abusos en el trabajo, según publicó en un reportaje el medio inglés "The Guardian", que plantea las dudas sobre la forma en que es país se prepara para el Mundial de 2022 y denuncia que ya varios trabajadores han fallecido. Incluso proyecta que antes de que comience el torneo, podrían morir 4 mil personas por las terribles condiciones en las que se desempeñan. 

Luis Eduardo Aute: "Artistas somos todos"
Acaba de cumplir 70 años. Setenta veranos de búsqueda, de preguntas. Porque lo cierto es que Luis Eduardo Aute (Manila, Filipinas, 1943) no se considera más que eso, alguien que se hace preguntas: un tenaz interrogador empeñado en esclarecer de qué va exactamente el juego de vivir. Por más que las reglas que le han impuesto siempre sus semejantes no le hayan convencido jamás; y hoy, menos que nunca. 

El terremoto de Paquistán "parió" una isla
Apenas media hora después del terremoto que sacudió Paquistán el martes pasado, los pobladores del pueblo costero de Gwadar se quedaron atónitos al ver emerger una nueva isla del mar, a sólo un kilómetro de la costa. Bahram Baloch, un periodista local, recibió la noticia a través de un mensaje de texto. "Decía que una colina había aparecido afuera de mi casa", contó Baloch. 

Oliver Stone compara a EEUU con el imperio romano
El director de cine estadounidense Oliver Stone se confesó “un cineasta con alma de historiador” tras la presentación en el Festival Internacional de San Sebastián del documental La Historia no contada de EE.UU. “Después de 17 largometrajes, mi vida había llegado a un momento en el que, inspirado por George Bush, quise hacer un intento por entender el país donde nací”, dijo en una rueda de prensa más política que cinematográfica en San Sebastián.

CDR: Un Congreso entre debates y análisis
Intensos debates y análisis caracterizan al VIII Congreso de los Comités de Defensa de la Revolución, que comenzó este jueves con ambiciosas metas, en aras del perfeccionamiento de la organización. En el Palacio de Convenciones de La Habana, más de 400 delegados de todas las provincias sesionan en comisiones en la jornada vespertina del evento, inaugurado este jueves. 

Hospitalizan a Pablo Milanés en Buenos Aires
El cantautor cubano Pablo Milanés fue internado en una clínica de la capital argentina con una "pancreatitis", informaron el jueves los organizadores de su concierto en Buenos Aires, que precisaron que la presentación se reprogramó para el sábado. "Pablo Milanés se encuentra internado en un sanatorio de Buenos Aires, con un cuadro de Pancreatitis derivada de una intoxicación alimenticia", señala un comunicado de la empresa Vicky Roa Comunicaciones. 

Doctoras matanceras partirán pronto con rumbo a Brasil
Geysa Escalona, especialista en Medicina General Integral, es una de las 43 féminas de la provincia de Matanzas que se alista para, en los próximos días, partir rumbo hacia Brasil y brindar sus conocimientos al servicio de las comunidades del país suramericano. Este será un nuevo reto que asumiremos con orgullo, dijo Escalona, con experiencia internacionalista en Paraguay y Venezuela, integrante del contingente de 67 galenos.

En fotos, el lugar donde entrena el Real Madrid
El fotorreportaje da cuenta del lugar donde se concentra el equipo mayor del Real Madrid, en la Ciudad Deportiva de Valdebebas. El edificio está destinado, según su Presidente, a que las concentraciones y las horas de convivencia entre los futbolistas y el cuerpo técnico sean lo más amenas posible. Estas hermosas instalaciones cuentan con cincuenta y siete habitaciones individuales, personalizadas todas ellas con el nombre de su inquilino.

Bobby Carcassés elogia encuentro jazzístico en Santiago de Cuba
El Premio Nacional de Música Bobby Carcassés elogió hoy en Santiago de Cuba el II Encuentro Amigos del Jazz, que comenzará mañana en la Sala de Conciertos Dolores y evidenciará el auge de ese género en esta ciudad. El artista, uno de los invitados de lujo, expresó su apoyo al evento que contribuye a la difusión del jazz y a que se sepa de qué se trata esa música creativa y caracterizada por la improvisación y la inmediatez, lo mismo en su variante afrocubana que latina.

Rusia y Estados Unidos llegan a acuerdo sobre tema Siria
La resolución sobre Siria que se presentará pronto ante el Consejo de Seguridad está basada en los compromisos acordados en Ginebra y está acordada por Moscú y Washington, declaró el canciller ruso, Serguéi Lavrov. "Hemos acordado totalmente el proyecto que ahora, en estos momentos, se presentará en la sede de la Organización para la Prohibición de las Armas Químicas (OPAQ) en La Haya", resaltó el diplomático ruso.

Presidente de Timor-Leste arribó a Cuba
El Presidente de la República Democrática de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, arribó a Cuba para cumplimentar una invitación oficial. En el Aeropuerto Internacional José Martí, el distinguido visitante fue recibido por Miguel Ángel Ramírez Ramos, director de Asia y Oceanía, de la cancillería cubana. Durante su estancia, sostendrá conversaciones oficiales con el General de Ejército Raúl Castro Ruz, Presidente de los Consejos de Estado y de Ministros, y también desarrollará otras actividades.



1114/1688
[A rede castorphoto é uma rede independente tem perto de 41.000 correspondentes no Brasil e no exterior. Estão divididos em 28 operadores/repetidores e 232 distribuidores; não está vinculada a nenhum portal nem a nenhum blog ou sítio. Os operadores recolhem ou recebem material de diversos blogs, sítios, agências, jornais e revistas eletrônicos, articulistas e outras fontes no Brasil e no exterior para distribuição na rede]
Respeitamos seu direito de privacidade na internet, caso não queira continuar recebendo nossas mensagens, basta responder este e-mail com o assunto: REMOVER




-- 
[A rede castorphoto é uma rede independente tem perto de 41.000 correspondentes no Brasil e no exterior. Estão  divididos em 28 operadores/repetidores e 232 distribuidores; não está vinculada a nenhum portal nem a nenhum blog ou sítio. Os operadores recolhem ou recebem material de diversos blogs, sítios, agências, jornais e revistas eletrônicos, articulistas e outras fontes no Brasil e no exterior para distribuição na rede]
Respeitamos seu direito de privacidade na internet, caso não queira continuar recebendo nossas mensagens, basta responder este e-mail com o assunto: REMOVER

sábado, 21 de setembro de 2013

Médica cubana se emociona com recepção em Posse, SP21 de setembro de 2013 | 16h 53


RICARDO BRANDT - Agência Estado

Com flores, solenidade oficial e muito choro, a pequena Santo Antônio de Posse, no interior de São Paulo, recebeu neste sábado, 21, a médica cubana Silvia Maria Cobas Blanco, de 44 anos, do Mais Médicos. Ela é a única médica do programa a ser enviada para a cidade, que sofre com a falta de profissionais na rede.


"Não estou acostumada com essa recepção, jornalistas, entrevista, discurso. Estou aqui para trabalhar, estou aqui pelo povo", afirmou a médica. Ela deixou em Cuba o marido, o dentista Andrez Ranã e a filha Lily, de 19 anos.

Silvia Maria já trabalhou na Venezuela entre 2003 e 2007. "Atender pessoas é igual em todo lugar do mundo", afirmou a cubana, com seu portunhol. "Achei que haveria mais médicos do meu país para onde eu iria", afirmou Maria Silvia.

A cubana chegou por volta das 15h e foi recepcionada em uma solenidade na Câmara de Vereadores. Além de uma bíblia em espanhol e flores, a médica recebeu de presente uma camiseta da seleção brasileira da copa de 58.

"Somos o país do futebol e por isso quis presenteá-la com a camisa da primeira vitória do Brasil em uma Copa", afirmou o prefeito Maurício Comisso (PRB), que eu seu discurso se comparou ao ditador cubano Fidel Castro. "Em seus discursos ele fala ''mutio''." Silvia Maria vai morar em uma casa alugada e mobiliada pela prefeitura de Posse e vai atender 5 mil pessoas.

domingo, 25 de agosto de 2013

Médicos cubanos dizem que vieram ao Brasil para ajudar
Profissionais disseram que todos são especialistas em saúde da família e têm experiência em outros países

 
  • "Somos médicos por vocação, não nos interessa um salário, fazemos por amor", afirmou Nelson Rodrigues, 45 anos. "Nossa motivação é a solidariedade", assegurou Milagros Cardenas Lopes, 61. As afirmações foram pelos primeiros médicos cubanos a desembarcarem em solo brasileiro, em entrevista, na tarde deste sábado, no Aeroporto dos Guararapes, no Recife, em resposta aos questionamentos dos jornalistas sobre a informação de que os profissionais, contratados por meio de convênio com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), só irão receber um porcentual de 25% a 40% do salário de R$ 10 mil a ser pago pelo governo brasileiro.
  • Veja também:
    Conselho Regional de Medicina de MG vai acionar polícia para estrangeiros
    Governo tem segurança jurídica sobre o Mais Médicos, afirma Padilha
    Primeira leva de médicos cubanos chega a Recife em clima de festa

    "Viemos para ajudar, colaborar, complementar com os médicos brasileiros", destacou Cardenas em resposta à suspeita de trabalho escravo. "O salário é suficiente", complementou Natasha Romero Sanches, 44.

    Eles integram o grupo de 30 profissionais que ficaram no Recife. Saíram de Havana em um voo fretado, que trouxe os primeiros 200 médicos cubanos para trabalhar nos 701 municípios que não despertaram interesse de nenhum profissional do Programa Mais Médicos. De acordo com o representante do Ministério da Saúde, Mozart Sales, que os recebeu, este número pode chegar a quatro mil até dezembro.

    Recepcionados de forma festiva, com faixas e gritos de boas vindas por vinte integrantes da União da Juventude Socialista (UJS) e da União Metropolitana de Estudantes Secundaristas (Umes), os médicos retribuíram a gentileza balançando as bandeiras do Brasil e de Cuba que traziam nas mãos. "Oh abre alas que os cubanos vão passar/ é mais saúde para a população/sejam bem vindos e a nossa gratidão" foi entoada pelos estudantes numa versão da música "Oh abre alas" de Chiquinha Gonzaga.

    Na entrevista, realizada com quatro dos médicos, eles informaram que todos são especialistas em saúde da família e têm experiência de ajuda em outros países. Citaram Haiti, Venezuela, Paquistão, Guatemala e Honduras. Disseram que o curso de graduação de Medicina em Cuba é de seis anos e destacaram que lá eles têm tudo garantido - saúde e educação. "Nossas famílias estão seguras, com o necessário para viver", disse Natasha Romero Sanchez.

    "Nós nos formamos com base na solidariedade e no humanismo", acrescentou ela, ao falar da alegria de estar no Brasil e poder "colaborar com o SUS". Ao seu ver, "o sistema de saúde brasileiro é desenvolvido".

    Sobre a rejeição da classe médica brasileira à chegada dos estrangeiros isentos do exame para validar seus diplomas, ela destacou: "Não viemos mudar nenhum sistema social, viemos aprender com nossos colegas e poder ajudar o povo pobre com carência de atenção médica primária adequada".

    Os profissionais vieram em número de 200, em voo fretado da empresa área "Cubana". Trinta ficaram em Pernambuco, vão se juntar aos outros médicos estrangeiros que estão em alojamentos do Exército e na segunda-feira (26) começam curso de treinamento de três semanas sobre a legislação sanitária brasileira e língua portuguesa.

    Passo importante

    Presidente estadual da UJS, Thiara Milhomem, 23 anos, afirmou que as mobilizações contrárias à vinda de profissionais estrangeiros pela classe médica brasileira "não deslegitima a vinda dos médicos". "A vinda deles não resolve o problema da saúde no Brasil, mas é um passo importante", afirmou.


    terça-feira, 20 de agosto de 2013

    Cuba apresentará resultados sobre novos tratamentos contra câncer em simpósio


    1
    • Compartilhar
      2
    • Havana, 8 ago (EFE).- O grupo empresarial cubano Labiofam anunciou nesta quinta-feira que trabalha em 'novos peptídeos antitumorais' que podem revolucionar os tratamentos tradicionais contra o câncer, e convocou um simpósio em setembro para 'compartilhar' seus resultados e tentar 'acelerar' o desenvolvimento do produto.
    O diretor-geral do Labiofam, José Antonio Fraga, afirmou nesta quinta-feira em entrevista coletiva em Havana que após 14 anos de pesquisas e estudos pré-clínicos o grupo concluiu que o efeito desses peptídeos (um tipo de molécula) obtidos por via biotecnológica 'supera amplamente os produtos que existem hoje no mercado internacional'.
    A empresa diz ter resultados sobre o impacto de peptídeos para tratar o câncer em crianças como o glioma e os tumores cerebrais e do sistema nervoso central, assim como os cânceres de origem epitelial em adultos.
    Em particular, o Labiofam destaca o desenvolvimento do peptídeo 'RjLB-14', com 'resultados impactantes' nos mecanismos de morte celular, já que só atua sobre as células malignas 'sem efeitos colaterais', o que permitiria substituir o uso de citostáticos nos tratamentos.
    Fraga explicou que nos estudos pré-clínicos realizados com ratos o uso desse produto foi 'surpreendente', já que em nove dias de tratamento foi constatada uma redução de 90% do tumor, e em alguns casos o seu desaparecimento.
    O diretor disse que não se trata de criar 'falsas expectativas e informar algo que não está concluído' porque 'os resultados pré-clínicos já fornecem evidências suficientes para comprovar e reafirmar a efetividade do tratamento em células humanas'.
    Segundo ele, o trabalho está na fase de pesquisa de toxicologia para se chegar ao produto final e solicitar em 2014 a realização de um teste clínico em humanos.
    'Mas por que não acelerar, por que não trabalhar, por que não nos unirmos nesse trabalho?', questionou Fraga, ao anunciar a convocação do Labiofam para um simpósio internacional que acontecerá em Havana entre 18 e 20 de setembro.
    O objetivo do Labiofam nesse evento será 'compartilhar' e 'multiplicar' seus resultados para 'acelerar' o desenvolvimento de um produto que possa fazer frente ao problema das doenças oncológicas a nível mundial.
    Nos últimos anos, os laboratórios do Labiofam trabalharam em outros projetos de tratamento contra o câncer a partir das propriedades do veneno de um escorpião cubano.
    Atualmente, comercializam um produto homeopático chamado 'Vidatox' que serve como complemento para tratar sintomas provocados pelos efeitos do câncer, além de aliviar a dor.
    Em 2012, o câncer foi, pela primeira vez, a principal causa de morte em Cuba, responsável por 25% dos óbitos, superando doenças do coração e cerebrovasculares. EFE
    Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

    quinta-feira, 23 de maio de 2013

    Videoentrevista com André Menegotto: Cuba e integração

    O economista André Menegotto, secretário nacional em exercício do PDT, representou o partido na reunião que o Foro de São Paulo realizou em Cuba para analisar a integração e os avanços sociais promovidos pelos governos progressistas da América Latina. Pouco depois, FC Leite Filho, do Café na Política e da TV Cidade Livre de Brasília, Canal 8 da NET, esteve em Havana e Varadero como convidado da Feira Internacional de Turismo, com a presença de 57 países.
    Os dois conversam nesta videoentrevista sobre a nova Cuba, com suas reformas econômicas, e a nova América Latina revitalizada pelas políticas públicas desencadeadas pelos vários governos populares que propiciaram reformas educacionais, trabalhistas e de inclusão social, que se distanciam cada vez mais do panorama recessivo da velha Europa. Menegotto ainda falou sobre a preparação do PDT para os novos desafios de estabelecer-se como o sexto maior partido do país e as eleições presidenciais, parlamentares e de governadores do próximo 2014.
    Clique aqui para o vídeo 1a. parte - 2a. parte
    Compartilhe esta página: Share

    sexta-feira, 10 de maio de 2013

    Cuba é o melhor país da América Latina para ser mãe, diz estudo

     - autor: Efe (01/05/2013)
    - autor: Efe (01/05/2013)
    Cuba é o melhor país da América Latina para a maternidade e o 33º do mundo, segundo um índice da organização britânica Save the Children. No topo está a Finlândia e a República Democrática do Congo em último. Os Estados Unidos estão em 30º lugar e o Brasil em 78º.
    A ONG, cuja sede fica em Londres, leva em conta fatores como bem-estar, saúde, educação e situação econômica das mães, assim como a taxa de mortalidade infantil e materna, para definir a tabela.

    Levando em conta somente a América Latina e Caribe, Cuba está à frente da Argentina (36), Costa Rica (41), México (49) e Chile (51). O Haiti está no 164º lugar. Também em postos relativamente baixos estão Honduras (111), Paraguai (114) e Guatemala (128). A Venezuela está em 66º.

    "Apesar de a América Latina ter conseguido enormes avanços, podemos fazer mais para salvar e melhorar a vida de milhões de mães e bebês recém-nascidos que se encontram na maior situação de pobreza", afirmou o diretor da Save the Children para a América Latina, Beat Rohr. Ele disse que os maiores avanços foram registrados no Brasil, Peru, México e Nicarágua.

    O Índice de Risco do Dia do Parto, elaborado pela primeira vez, revela que 18 % de todas as mortes de crianças menores de 5 anos na América Latina ocorrem durante o dia de nascimento. As principais causas são nascimentos prematuros, infecções graves e complicações durante o parto.

    Contudo, a mortalidade neonatal na região diminuiu 58 % nas últimas duas décadas, apesar de ainda existir uma grande diferença na atenção dada às pessoas ricas e às com menos recursos, ressalta o estudo. A Save the Children estima que, a nível mundial, mais de um milhão de recém-nascidos poderiam ser salvos todos os anos caso o acesso à saúde fosse universal.

    "Quando as mulheres têm educação, representação política e uma atenção materna e infantil de qualidade, elas e seus bebês têm muito mais probabilidades de sibreviver e prosperar, assim como a sociedade na qual vivem", sublinhou Rohr.

    quinta-feira, 14 de março de 2013

    Morreu o melhor amigo do povo cubano", diz Fidel sobre Chávez
    O líder e ex-presidente cubano Fidel Castro afirmou nessa segunda-feira (11/03) que, com a morte de Hugo Chávez, “faleceu o melhor amigo que o povo cubano teve ao longo de sua história”. Em artigo publicado pela agência cubana Prensa Latina, Castro afirma ter sido comunicado do falecimento através de uma ligação via satélite.
    “Apesar de sabermos do estado crítico de sua saúde, a notícia nos atingiu com força”, escreveu Fidel, complementando que coube ao seu governo ”a honra de ter compartilhado com o líder bolivariano os mesmos ideais de justiça social e de apoio aos explorados. Os pobres são os pobres em qualquer lugar do mundo.”
    Fidel conta ainda, que no dia 23 de janeiro de 1959, 22 dias depois da vitória da Revolução Cubana, visitou a Venezuela “para agradecer seu povo e o governo que assumiu o poder depois da ditadura de Pérez Jiménez", responsável pelo "envio de 150 fuzis no final de 1958". O ex-presidente cubano diz ter afirmado na ocasião que, por ser a terra natal de Simón Bolívar, “a Venezuela deve ser o país líder na união dos povos da América”.

    Leia a carta na íntegra, em espanhol

    “Se queremos salvar a América, se queremos salvar a liberdade de cada uma de nossas sociedades, que, no fim das contas, são parte de uma grande sociedade, que é a sociedade da América Latina; se é que queremos salvar a revolução de Cuba, a revolução da Venezuela e a revolução de todos os países de nosso continente, temos que nos aproximar e nos respaldar solidamente, porque sozinhos e divididos, fracassamos”, conta ter dito.

    Fidel conclui o texto afirmando que ratifica tudo o que disse durante sua visita ao país de Chávez, há 54 anos, mas que deve “incluir naquela lista os demais povos do mundo, que durante mais de meio século foram vítimas da exploração e de saque. Essa foi a luta de Hugo Chávez”, disse o ex-presidente cubano, concluindo sobre o venezuelano: “Nem mesmo ele próprio suspeitada de quão grande era”.

    terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

    A blogueira cubana e o fracasso da diplomacia da desintegração (Beto Almeida)

    Não é casual que a blogueira tenha iniciado sua gira pelo Brasil, país que tem participação decisiva no mais importante projeto de infraestrutura em construção em Cuba hoje, o Complexo de Mariel. Será o maior porto de todo o Caribe.


    A gira da blogueira cubana Yoani Sanchez pelo Brasil, tem se revelado, até o momento uma exitosa campanha de over exposição midiática dela, uma frágil tentativa de distorcer a gigantesca função histórica libertadora da Revolução Cubana e, também, numa fracassada operação da diplomacia da desintegração. Trata-se de uma ação geopolítica da direita para tentar impedir a crescente presença política de Cuba na América Latina e Caribe por meio de vários projetos de cooperação, mas sobretudo, pela criação da CELAC – Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, da qual Cuba é hoje presidente. Para isto, foram derrotados, pelos povos da região, todos os esforços da agressiva política dos EUA para isolar a ilha caribenha. Começo por reivindicar 1% do espaço midiático dado a ela, para discutir este outro ponto de vista.



    Era previsível que a blogueira tivesse ampla cobertura da mídia. Cobertura marcada pela repetição de uma única tese e, na proporção inversa, pela negativa em informar sobre o que é exatamente a realidade de Cuba, a começar pela informação de que Cuba exerce a presidência da Celac. Isto, para um país que foi bloqueado, expulso da OEA, atacado militarmente pelos EUA, impedido de ter acesso pleno ao sistema financeiro internacional, representa, fundamentalmente, uma vitória de Cuba e da causa da integração latino-americana e caribenha. Obviamente, representa um fracasso de todos os países imperiais, de seus meios de comunicação e de personagens como Yoani Sanches, que, observa que seu discurso é de absoluta sintonia com os polos mais conservadores da sociedade brasileira, discurso que tem sido derrotado. O discurso dela e da mídia brasileira que o exalta, é o discurso que quer o fracasso da política externa brasileira de prioridade à integração com a América Latina.

    Biotecnologia: avanço técnico-científico

    Seria muito informativo e educativo para o povo brasileiro se, na mesma proporção do oferecido à blogueira, também fosse dado espaço midiático aos cientistas cubanos para falar como um país pobre, em pouco mais de 50 anos de Revolucão, e sob bloqueio, conseguiu desenvolver uma indústria de biotecnologia das mais avançadas do mundo, com medicamentos de eficácia comprovada e sucesso internacional como o Óleo de Schostakovsky ( para a gastrite), o complexo para combater diabetes, a vacina contra o câncer de intestino (um laboratório dos EUA tentou comprar mas foi proibido pelo governo Bush), as vacinas contra a meningite, etc. Antes da Revolução, Cuba sequer possuía indústria farmacêutica; hoje exporta medicamentos, ciência, e médicos.



    Países imperiais exportam soldados, armas, intervenções militares... Esta mesma mídia brasileira que é sócia da SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa, apoiadora de todas as ditaduras da região), também fez um grande estardalhaço para tentar impedir que o Brasil reatasse relações com Cuba em 1986, sob o Governo Sarney. Na época, o Brasil teve um surto de meningite e esta mesma mídia, que fez uma acirrada campanha para que o Brasil não comprasse as vacinas cubanas contra a meningite. Uma operação econômica e ideológica.



    No primeiro caso, o Brasil tinha e ainda tem o seu setor de medicamentos quase totalmente controlado e ocupado por umas poucas multinacionais farmacêuticas, grandes anunciantes desta mídia, ambos lutando para não perder o controle do mercado para as vacinas cubanas, que o governo Sarney acabou importando em grande quantidade, apesar da pressão dos oligopólios. E era também uma operação ideológica, com a intenção de dizer que era impossível que uma ilha pequenina, cercada de hostilidades imperiais por todos os lados, pudesse, com poucos anos de socialização de sua economia, ter alcançado tal êxito técnico-científico, a ponto de transformar-se em exportadora de sofisticados medicamentos, enquanto o Brasil, uma economia muitas vezes superior, era ainda dependente de sua importação.



    Sarney e as vacinas cubanas.

    A ruidosa campanha contra as vacinas cubanas na época – questionando até sua eficácia terapêutica, apesar dos reconhecimentos da Organização Mundial da Saúde - era uma desumana tentativa de intimidar o governo Sarney que, não apenas reatou com Cuba, mas começou a realizar um processo de intercâmbio comercial, científico e cultural com a Ilha. Vale citar, o ministro da Cultura de Sarney era o inesquecível Celso Furtado... O discurso da mídia então, submisso aos ditames imperiais, queria também impedir a criação do Mercosul, cujo fortalecimento posterior e sua consolidação hoje, é algo que desagrada enormemente aos inimigos da integração, pois é evidente que um Mercosul cada vez mais forte e amplo, com a entrada da Venezuela e, proximamente, da Bolívia e do Equador, representa uma alternativa histórica real aos “Cem Anos de Solidão” de uma América Latina antes submissa e desunida e, agora, em processo de transformação , com governos populares e com uma cooperação cada vez maior com Cuba. Estamos abrindo as páginas dos Cem Anos de Cooperação...



    Desintegração e fracasso histórico

    É este processo de integração crescente o alvo da passagem da blogueira por aqui e deste ponto de vista, revela-se um enorme fracasso Ela se auto classificou como diplomata popular, mas é fácil perceber tratar-se de uma diplomata da desintegração. Como pano de fundo, o que ela e seus patrocinadores visam é obstaculizar a causa maior de nossas mais importantes lideranças históricas, a começar por Simon Bolívar, José Marti, Tiradentes, Abreu e Lima, Perón, Getúlio Vargas, Che Guevara, hoje continuados, concretamente, pelas políticas de integração implementadas pelos governos de Lula-Dilma, Fidel-Raul, Hugo Chávez, Evo Morales, Pepe Mujica, Nestor e Cristina Kirchner, Daniel Ortega e o recém reeleito Rafael Correa.



    Dalai Lama

    Personagens como Yoani Sanches são criados em determinados momentos, recebem as condições materiais e financeiras de circulação, publicidade e exaltação, mas produzem, concretamente, poucos resultados práticos. Citemos outro personagem fabricado para uma operação similar contra a Revolução Chinesa: Dalai Lama. Sustentado por anos e anos pelo Departamento de Estado dos EUA, que além do salário lhe garante o apartamento onde vive perto do Central Park de Nova York, e de uma jorrante publicação de seus livros, Dalai Lama revela-se um retumbante fracasso. Antes da Revolucão Chinesa, o Tibet era um regime feudal e escravocrata. O Brasil não foi o último país a abolir a escravidão, foi o Tibet, e por meio de uma revolução dirigida por Mao-Tse Tung e o Partido Comunista. Antes da vitória socialista, em 1949, a China era conhecida pela espantosa fome que levava milhões à morte a cada ano.

    Além disso, havia todo tipo de doenças evitáveis, o povo sequer conhecia médicos. E era possível, nas feiras, comprar animais e mulheres como servas, já que não existiam direitos trabalhistas. Hoje, apesar das inúmeras giras de Dalai Lama pelo mundo, a China é conhecida por lançar uma nave tripulada ao espaço sideral, por ser a economia que mais cresce no mundo, que mais fabrica computadores e turbinas de energia solar, que lança satélites em parcerias com a Venezuela e o Brasil, que legalizou e socializou a acupuntura (antes de Mao era proibida) e que, em parceria com a Rússia e o Iran, está travando os planos da Otan de invadir e esquartejar a Síria. O que se houve falar de Dalai? A notícia mais recente é que ele estaria disposto a dialogar com as autoridades chinesas, contrariando seus patrocinadores. Vai ter que mudar-se do Central Park...



    Cuba inclusiva?

    A blogueira falou em Brasília que quer uma Cuba mais inclusiva e plural. Se examinarmos a realidade cubana, especialmente as estatísticas elaboradas ou reconhecidas por instituições internacionais como a Organização Mundial da Saúde, a Unesco, a Unicef, a Organizaçao Panamericana de Saúde e se a mídia comercial, que tanta exalta a Yoanis, desse ao povo brasileiro o direito de conhecê-las, ficaria claro que é difícil apontar uma sociedade tão inclusiva como a cubana. A começar porque não existem nela crianças vagando pelas ruas, crianças fora da escola, crianças pedindo esmolas, nem crianças trabalhando.



    A taxa de mortalidade infantil é INFERIOR àquela registrada nos EUA, onde, aliás, o trabalho infantil está em elevação, o que se agravou enormemente com o desemprego e a crise capitalista por lá, onde só os banqueiros e a indústria bélica foram salvos, como revela o Occupy Wall Street. Não há um único hospital privado em Cuba, todo o atendimento é gratuito. Isto não é inclusão? Inclusive para os bombeiros e sobreviventes que trabalharam nas operações de resgate de corpos dos escombros das Torres Gêmeas, demolidas providencialmente pelos autoatentados de 11 de setembro de 2001, em Nova York. Estes bombeiros e sobreviventes, cidadãos norte-americanos, foram levados a Cuba pelo cineasta Michel Moore, pois não tinham planos de saúde nem tratamento médico nos EUA, embora tivessem sido condecorados com heróis. Em Cuba, foram atendidos gratuitamente nos hospitais mais avançados, os mesmos que já trataram, depois da eleição de Chávez, um total de 43 mil cidadãos venezuelanos. Se a blogueira tivesse visitado hospitais no Entorno de

    Brasília, teria uma ideia concreta do que é realmente a falta de inclusão...

    Aliás, se o povo brasileiro pudesse ser informado, massivamente - digamos quecom 10 % do que a TV Globo mostra de baixarias do Big Brother, onde há z até edificantes concursos de pum - sobre um único relatório da UNICEF em que se afirma que “Existem 200 milhões de crianças desnutridas no mundo hoje. Nenhuma delas é cubana!”, entenderia mais claramente os absurdos ditos por esta personagem.



    Bloqueio

    Houve um tempo em que os opositores de Cuba, inclusive a blogueira, diziam que o bloqueio dos EUA era apenas uma desculpa de Fidel para desviar a atenção dos problemas internos. Agora, quando o bloqueio recebe múltiplas condenações na ONU, sendo defendido apenas pelos EUA, e por razões óbvias de subordinação pelo Canadá, Israel e uma ilha desconhecida do Pacífico, sendo criticado, até mesmo, pelo New York Times e pela Revista Forbes, a blogueira, foi orientada a mudar o discurso e já admite ser contrária a esta escandalosa violação dos direitos humanos do povo Cuba por parte da Casa Branca, proibindo à ilha uma simples operação comercial para a compra de aspirinas no mercado norte-americano.



    Aliás, ela disse também ser a favor da libertação dos 5 heróis cubanos prisioneiros políticos nos EUA, por trabalharem na prevenção de atentados terroristas organizados em território da pátria de Jack London. Alertado por Fidel Castro, em carta entregue pelo genial Gabriel Garcia Marques, o presidente Bill Clinton, ao invés de fazer uso das informações para evitar atentados terroristas que estavam e organização, como os de Oklahoma ou os de 11 de setembro de 2001, preferiu... prender os cinco cidadãos cubanos.



    Agora que até a blogueira já fala no fim do bloqueio, dando razão ao governo de Cuba, e também a Lula e Dilma que sempre se pronunciam em defesa da posição do governo cubano, vale comparar a situação vivida por Yoani Sanchez - que não está presa, comunica-se com o mundo inteiro a partir de Cuba ou fora dela, viajando por mais de 12 países para criticar a Revolução Cubana - com a situação do soldado norte-americano Bradley Manning, preso e torturado em prisão militar dos EUA, por ter revelado ao mundo, corajosa e generosamente, com a ajuda do Wikeleaks, os documentos sigilosos contendo os planos mais sinistros do imperialismo para atacar e desestabilizar vários países e governos ao redor do mundo. Ou comparar com a situação de Mumia Abu Jamal, jornalista e militante negro, preso no Corredor da Morte nos EUA, condenado injustamente por um juiz racista que coleciona sentenças de pena de morte especialmente para negros, asiáticos, hispânicos e pobres que vivem por lá. O “delito” de Abu Jamal é escrever com coragem e talento sobre o regime discricionário vigente

    nos EUA, onde, há pouco, foi proibida a sintonia por satélite de canais de TV do Irã, desmascarando-se, assim, o falso discurso da liberdade de expressão reivindicado pela Casa Branca. Bom, eles já haviam proibido o ingresso de Charles Chaplin por lá...



    Medicina e humanismo

    Tive a oportunidade de visitar a Escola Latino Americana de Medicina (ELAM), instalada numa antiga base naval desativada próximo a Havana e lá conversei com representantes dos mais de 500 estudantes negros estadunidenses, oriundos dos bairros pobres do Harlen ou do Brooklin. Eles me contaram que jamais teriam a oportunidade de se formarem em medicina nos EUA, sendo muito mais provável, pelas condições precárias de vida que tinham lá, que fossem recrutados pelo narcotráfico e terminassem presos. Ou mortos na juventude. Aliás, os EUA possuem a maior população carcerária do mundo... Em Cuba, estes jovens estão estudando, gratuitamente, para serem médicos.



    Compartilhar o que tem, não o que sobra

    Ante aos agressivos ataques do Pentágono e da Cia contra a Revolução Cubana, esta se defende, legitimamente, mas também reage com humanismo, oferecendo aos filhos pobres da pátria de Lincoln a possibilidade de escapar da criminalidade e servirem socialmente ao povo norte-americano, a quem se respeita em Cuba, a ponto que jamais se queimou uma bandeira dos EUA em território cubano. Enquanto a Casa Branca envia terroristas e guerra bacteriológica contra Cuba – como denunciou um ex-ministro da saúde dos EUA – Cuba envia médicos formados para o povo norte-americano! É a este país, que reparte seus modestos recursos orçamentários com outros povos, que a blogueira acusa de não ser inclusivo?



    Vale lembrar o desastre do Furacão Katrina: enquanto a população negra e pobre estava abandonada em Nova Orleans, pelo governo de Bush, Cuba ofereceu o envio imediato de 1200 médicos para salvar vidas ali. Eles ficaram toda uma manhã posicionados no aeroporto de Havana esperando autorização da Casa Branca para embarcarem para os EUA. A autorização nunca veio. E a blogueira, que reivindica uma Cuba inclusiva, não toca no tema.



    Cuba plural?

    Houve um ano, 1984, em que a Unesco reconheceu ter Cuba batido um recorde na publicação de livros, que lá são vendidos a preços de um picolé ou menos. Foram 48 milhões de exemplares publicados naquele ano. Entre estas obras há Guimarães Rosa, com tiragem superior a 150 mil exemplares, quando no Brasil, com um indústria gráfica 50% ociosa, a tiragem padrão é de apenas 3 mil exemplares. Em Cuba há o mais amplo acesso à literatura universal, ao cinema internacional, o cinema é uma atividade popular, com ingressos baratos e salas cheias. Já foi produzida em Cuba uma rádio-novela sobre a Coluna Prestes, quando aqui ainda não há sequer projetos para uma grande produção cinematográfica sobre o tema

    Como seria educativo se a presidenta do Instituto do Livro Cubano, Zuleika Romay, uma mulher negra e jovem, pudesse ter 5% do espaço televisivo que foi dado à blogueira para desprestigiar a Cuba, inclusive quando afirmou que concordaria com hospitais e escolas privadas na Ilha, o que revela seu pensamento nada inclusivo. Serviços privados só são acessíveis a quem paga, e na Cuba atacada pela mídia conservadora, a educação e a saúde são públicas e

    gratuitas. Milton Nascimento, numa turnê pela Ilha, sentiu-se mal e foi atendido por médicos em seu hotel. Ao final, quis pagar, recebendo como resposta que em Cuba saúde é um direito de todos e que isto não se vende.



    Cuba, Brasil e Haiti

    Quando a tragédia do terremoto assolou o Haiti - um geólogo cubano havia alertado, anos antes, que eram altíssimas as probabilidades de um terremoto com epicentro cerca de Porto Príncipe - os médicos cubanos já eram responsáveis há anos, praticamente, pelo o que havia restado de serviço de saúde ali ante tanta miséria construída pelos países imperiais que dão sustentação à blogueira. O Brasil também estava lá, com o maior número de soldados, que também realizam obras de infraestrutura. Mas, a partir do terremoto Brasil e Cuba passaram a colaborar mais centralmente na área da saúde, e, com um financiamento de 80 milhões de dólares do governo brasileiro, foram construídas instalações de saúde para o povo haitiano, no qual trabalham as centenas de cubanos que já estavam lá há anos, juntamente com médicos militares brasileiros. Como parte desta cooperação, além da saúde, o Batalhão de Engenharia do Exército está construindo a única hidrelétrica por lá, além de rodovias e pontes.





    Impublicável: cooperação sul-sul-sul

    Em 2006, a Organização Mundial da Saúde, lançou um SOS Internacional: precisava de produção massiva, a preços baixos, de vacina contra meningite A e C para entregar a 23 países da África, onde vivem 430 milhões de seres humanos. Só uma empresa transnacional fabricava estas vacinas, mas devido à baixa lucratividade, reduziu sua fabricação colocando a África sob o risco de emergência sanitária. Só dois laboratórios públicos atenderam ao chamado da OMS: Instituto Finlay de Cuba e o Instituto Bio-Manguinhos do Brasil. Os dois se associaram para a criação da vacina Vax-MEN-AC, específica para os tipos de meningite que afetam a África. A cooperação Brasil-Cuba permitiu um preço 20 vezes menor do praticado pela transnacional e já foram produzidas e entregues 19 milhões d doses.



    Esta é uma notícia impublicável nos grandes meios que abrem todo espaço à blogueira e que hiper divulgam as ações financiadas pela Fundação do Multibilionário Bill Gates, de impacto mínimo, conduzidas por operações de marketing de empresas privadas, aquelas que não se interessaram em atender ao apelo da OMS. Brasil e Cuba, com governos de orientação de esquerda, por meio de laboratórios públicos, fazem mais contra a meningite na África que as transnacionais e a fortuna de Bill Gates. A blogueira não fala nada disso no seu blog, nem nas suas entrevistas, mas pede uma Cuba mais inclusiva e plural......



    Cuba, Brasil e Timor Leste

    Em visita de trabalho ao Timor Leste, onde a TV Cidade Livre de Brasília e o Comitê de Brasiliense de Solidariedade ao Timor doaram os equipamentos de uma rádio comunitária às organizações educacionais locais, pude visitar, também, o alojamento de 400 médicos cubanos que lá trabalham em solidariedade ao povo maubere. Comentei a visita com o Presidente da República, Ramos-Horta, Prêmio Nobel da Paz, que recebia o Presidente Lula. Ele me contou que ter sido pressionado pelo Embaixador dos EUA lá a não receber os médicos de Cuba, oportunidade em que perguntou ao gringo: “Quantos médicos norte-americanos temos aqui?”. “Só um, o da embaixada!”, respondeu. “Pois então o povo do Timor é muito grato a Cuba e vai sim receber os médicos cubanos”, disse-lhe Horta.



    O pensamento da blogueira é bastante sintonizado com o do embaixador gringo e certamente não considera inclusivo que na cooperação Brasil e Cuba, os 600 estudantes timorenses que serão formados em medicina na Ilha brevemente, antes de voltar ao Timor, façam estágio na Fundação Oswaldo Cruz, no Brasil, na área de medicina tropical.



    Como se sabe, a cooperação não fica por aí. O Brasil está estudando a contratação de um numeroso contingente de médicos cubanos para, finalmente, levar serviços médicos a todos os municípios brasileiros, o que ainda não ocorre. Isso sem falar dos cerca 800 brasileiros, em sua maioria pobre, inclusive, uma centena de jovens do MST, que lá estão estudando medicina. Gratuitamente, pois Cuba, desde o início de sua Revolução, compartilha com outros povos não apenas o que lhe sobra, mas o que tem.



    Complexo de Mariel: integração para todos crescerem

    Não é casual que a blogueira tenha iniciado sua gira pelo Brasil, país que tem participação decisiva no mais importante projeto de infraestrutura em construção em Cuba hoje, o Complexo de Mariel. Será o maior porto de todo o Caribe, dinamizando a economia de toda a região, além contar com uma ferrovia, uma rodovia e uma mineradora. Os empréstimos do BNDES são da ordem de 1,2 bilhão de dólares. Desnecessário afirmar que, na prática significa, também, furar o bloqueio dos EUA contra Cuba, indicando apurada visão estratégica de Lula, e, além disso, uma ideia clara do que significa uma integração para que todos os países possam crescer juntos, reduzindo as assimetrias e comprovando a política de que só por meio da integração da América Latina e Caribe é possível constituir uma área alternativa de crescimento com distribuição de renda. A blogueira está na contramão deste projeto e é por isso que foi tratada como um troféu pela mídia oposicionista - e por seus seguidores - que tem visto este projeto ser derrotado nas urnas repetidas vezes, como recentemente no Equador, na Venezuela e na Bolívia, que recém nacionalizou os serviços portuários ante a negativa de investimentos de transnacionais espanholas.



    Mandela: devemos o fim do apartheid a Cuba

    Foram ouvidos muitos disparates durante a gira da blogueira no Brasil. Algumas manifestações normais e democráticas de jovens e estudantes contra sua presença, foram tratadas como se fossem violentas. Nenhum país é mais criticado no fluxo informativo internacional do que Cuba. Mas, o problema não são as críticas, elas são permitidas até à própria blogueira. A questão é a violência com que sempre foi tratada a Revolução Cubana desde o início pelo imperialismo, sendo obrigada a pagar um preço amargo, com muitas vidas ceifadas em atentados terroristas como o que derrubou o Avião da Cubana de Aviación, sendo seus autores confessos protegidos pelos governos dos EUA. Que também protege a blogueira.





    Mas, entre todos os disparates, o mais surpreendente foi contorcionismo analítico de um editorialista do Estadão que chegou a fazer uma comparação, meio envergonhada é bem verdade, de Yoani Sanchez com Nelson Mandela. Diante do nível desta tentativa absurda de analogia, uma resposta grande com uma página da História. Cuba enviou cerca de 350 mil homens em mulheres para lutar em Angola em defesa da independência do país, invadido pelo exército racista da África do Sul, contando com o apoio dos EUA e com a oferta de Israel para que fosse atirada uma bomba nuclear sobre as tropas cubano-angolanas. A solidariedade cubana escreveu uma página inapagável na história moderna: Cuba foi o único povo a pegar em armas para lutar contra o apartheid, o mais brutal e criminoso regime político-social dos tempos modernos! Quando ocorre a vitória sobre as tropas racistas na Batalha de Cuito Cuanavale, Mandela, ao livrar-se dos 27 anos de prisão, cunhou uma frase que define com a energia de um raio, a função histórica de Cuba: “ A Batalha de Cuito Cuanavale foi o começo do fim do Apartheid. Devemos isto a Cuba”.



    Diante dos ataques da mídia contra Cuba, Dilma , em Havana, reagiu apontando os telhados de vidro dos que querem ser campeões em direitos humanos mas mantém um centro de torturas em Guantânamo e multiplica o assassinato de civis, inclusive crianças, por meio de seus drones macabros. Enquanto isto, o Brasil segue aprofundando sua cooperação com Cuba e consolidando a integração solidária e democrática por meio do Mercosul, da Unasul e da Celac, presidida por Cuba, com sua generosidade e humanismo, e sem a presença arrogante e imperial dos EUA. A diplomata da desintegração, aqui no Brasil, está fadada ao fracasso.


    Jornalista, Membro da Junta Diretiva da Telesur.